sexta-feira, 7 de junho de 2024

Poeta

 

Aaron Miguel de Souza Oliveira
(Escola Estadual Geralda Leão)
 
Um poeta vagando como águas em uma ladeira, 
perdendo a postura e falando asneiras.
Mas sinceramente, esse poeta hoje cai, porque a poesia volta 
e QUE ESTRAGO QUE ELA FAZ
 
E foi trago esse estrago como o vício de “apenas mais um trago”
Porém, esse meu cigarro não é palha, me perdoa vício, 
ele é o mais puro dentre TODOS os sacrifícios
 
Como um poeta louco, escrevendo tudo o que não se pode cumprir, 
mas convenhamos, as poesias são boas 
porque podemos imaginar e refletir


Sendo o poeta sonhador que de dia sonhou 
como seria vida com ela, 
tão sonhador que à noite deitou sua cabeça no travesseiro pensando nela

– “Ela?”

– “Sim, Ela”

– “Mas, ela quem?”

– “Ela, aquela que meu coração vai acender como uma vela, 
que vai trazer luz com o abrir das cortinas de tais janelas”


Aquela que tenho esperado por toda minha vida, 
que eu prometerei lua e estrelas na sua vinda

Aquela que é radiante como o dia, que fará ao 
que escreve textos sobre dores, voltar à poesia

A poesia voltou, e voltou como um remédio 
forte com efeitos colaterais, te curou da tristeza,
do desânimo e até bem mais

Falei da cura mas os efeitos colaterais não sumiram, 
clima novo, o calor voltou ao corpo que estava frio, 
lentes novas, vendo sentimento onde os outros não viam

– “Mas e os sentimentos hein?? Continuaram os mesmos?”

– “ (ironia) *Continuaram, claro* continuaram como opostos”

A tristeza se foi e a alegria chegou, desânimo saiu e o ânimo entrou

Os poetas são ridículos, escrevem poesias ridículas, f
azem promessas ridículas e falam sobre um amor ridículo

Mas a paixão pelo o que fazem tornam suas escrituras 
e suas promessas romantizadas.

– “Mas e quanto ao amor ridículo?”

– “Se torna ridiculamente real, como as ações de uma pessoa amada”
 
O poeta encontrou ELA, e a poesia se cumpriu, 
um clichê vivido, um amor sonhado, enfim, tudo aquilo que o ódio mentiu 

Flores compradas, chocolates divididos, 
o amor que fora sonhado hoje foi desenvolvido

–“Você ainda acredita no amor?”

– “Claro, no meio da escuridão, foi ele que me iluminou”

– “Você anda vivendo esse amor?”

– “Sim, eu vivo esse amor desde que a poesia me encontrou”

– “Pretende continuar escrevendo sobre ele?”

– “Escreverei sobre a vida, serão meus autorretratos sentimentais em versos”

– “Se sente bem escrevendo sobre sentimentos?”

– “Obviamente, sentimentos são confusos, mas são lindos, pois são diversos”
 

Sem comentários:

Poeta

  Aaron Miguel de Souza Oliveira (Escola Estadual Geralda Leão)   Um poeta vagando como águas em uma ladeira,  perdendo a postura e falando ...