Maria Helena Corgosinho

 Maria Helena 

Nasceu no dia 1º de janeiro de 1938, na cidade de Barra Mansa, no Rio de Janeiro. Filha de José Alves Corgosinho e Francisca da Silva Corgosinho. Seu pai era mestre de linha ferroviária. Veio para Itaúna com dois anos. É mãe de três filhos, sendo: Heloisa Helena de Magalhães, Regina Célia de Magalhães e Paulo sérgio de Magalhães. Desde criança mostrou pendores para a arte, en especial a música e o teatro. Aos treze anos já era locutora da Rádio local. Formou-se em magistério na vetusta Escola Normal de Itaúna, no ano de 1956. Com 22 anos, participou da peça "Ditadora". Sua Produção literária remonta à década de 1960, quando, em caráter pedagógico, inicia-se como colunista de jornal, e o fez com o objetivo de auxiliar seus filhos em sua formação e motivá-los à leitura. Em 1970, iniciou os estudos de piano e canto, o que lhe propiciou fazer belas e concorridas apresentaçöes e shows, que encanta a todos até hoje. Sua habilidade com a música condicionou-lhe musicar e compor várias canções. Em parceria com o grande artista itaunense Cosme Silva, compôs a musica "Canção de muito amor" e a defenderam no Festival da Canção em Betim, ainda na década de 1970.
Além de atuar, permitia que outros artistas também o fizessem, inclusive disponibilizava, generosamente, sua casa para ensaios de outros artistas locais. Mérito que foi reconhecido pelo Prefeito Osmando Pereira da Silva, no dia 2 de abril de 1989, quando, lhe concedeu uma placa com os dizeres: "Maria Helena. Receba esta homenagem da Prefeitura Municipal de Itaúna por ser Vossa Senhoria um dos expoentes do teatro de nossa cidade". O consagrado cantor e apresentador Saulo Laranjeiras, por ocasiäo đo seu show em Itaúna no dia 26.11.17, reconheceu o talento da nossa artista e a convidou para cantar duas músicas: "Estão voltando as flores" - de Dalva de Oliveira e "A vizinha do lado" - de Dorival Caymimi. Desde 2001, no mês de dezembro ornamenta uma casa em homenagem ao Papai Noel, para a alegria de crianças, jovens, adultos e idosos. E membro da Confraria dos Amigos do Vinho  - CAVI, integra a Comissão das datas comemorativas e Acadêmica Benemérita da Academia Itaunense de Letras. Foi eleita Acadêmica Efetiva em Abril de 2024 com posse solene agendade para agosto de 2024.

Sem comentários:

RECADO A MAMÃE

  Elina Dirce     Mamãe: Eu nada era. Você me deu a vida e me fiz um pedaço de gente. Eu nada podia.           Você abriu sua dedicação     ...